Monografia Pronta em 5 Passos. Comprovado!

Uma Monografia Pronta em 5 Passos?
Veja como isso é possível AGORA!

Seu TCC é uma Monografia?… hum… como é que eu vou te dizer isso… o gato subiu no telhado… Tô Brincando!

Monografia Pronta em 5 Passos

Mas eu tenho uma boa e uma má notícia para te dar. Qual você quer primeiro?… bom, não vai dar para esperar você responder, então, vou começar pela ruim mesmo: a monografia é o modelo de TCC que mais tem volume de conteúdo, principalmente se a gente comparar com um artigo científico, por exemplo. Só para te dar uma referência, uma monografia pronta pode ter, em média, de 50 a 80 páginas (em algumas instituições o volume é menor, não desmaie ainda…), enquanto um artigo, tem, em média, de 10 a 20 páginas, no máximo!

Depois dessa, nem sei se a notícia boa vai ter tanto impacto assim… mas aí vai: FAZER UMA MONOGRAFIA PRONTA PODE SER UM PROCESSO DE APENAS 5 PASSOS SIMPLESFicou interessado? Então, continua comigo aqui. 

monografia pronta

Outra boa notícia é que, assim como o artigo científico, a monografia, e todos os outros modelos de TCC, sempre tem uma mesma Estrutura Básica, e, em termos de desenvolvimento de conteúdo, são apenas 3 elementos básicos: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão

E porque você sabe disso, não quer dizer que o seu próximo passo seja sair escrevendo sem rumo e sem direção qualquer um desses 3 elementos. É justamente por isso que você está vendo este artigo aqui, para não cometer erros básicos e cumprir as etapas do Roteiro Exato que pode levar ao desenvolvimento do seu trabalho, para que você tenha uma monografia  pronta com muito Menos Drama!

Neste artigo você vai encontrar:

  1. Passo 1: Monte a estrutura básica da monografia
  2. Passo 2: Faça a introdução da monografia
  3. Passo 3: Monografia pronta precisa de um roteiro
  4. Passo 4: É hora da introdução da monografia
  5. Passo 5: Escreva a monografia, coloque em prática

Vai haver a hora certa de produzir, agora, é hora de PLANEJAR e de entender os 5 Passos que vão te levar a uma monografia pronta.

Então, vamos aos primeiros 2 Passos. Dá uma olhada neste vídeo:

1º PASSO: Monte a estrutura básica da monografia

Não ouse começar a sua monografia por qualquer outra parte. O primeiro passo para ter uma monografia pronta com muito mais produtividade e muito menos stress é: MONTAR A SUA ESTRUTURA BÁSICA!

Problema de pesquisa, Objetivo Geral e Objetivos Específicos: essa é a estrutura de conteúdo que vai guiar toda a produção do seu texto, vai te  livrar de enrascadas e garantir que você permaneça no caminho certo para ter a sua monografia pronta e aprovada.

Você só começa a pesquisar referencial teórico e escrever o seu texto depois de montar a Estrutura Básica. Faz bem para a saúde da sua monografia pronta você se lembrar sempre disso.

2º PASSO: Faça a introdução da monografia 

Pode fazer a sua Introdução, tá liberado! Eu sei… eu sei… tem orientador que diz que você só deve montar a sua introdução no final do trabalho. Pois é, mas também tem orientador que também diz, logo depois que você apresenta o seu tema para ele: “Ótimo, pesquise tudo o que você puder encontrar sobre esse assunto.” sabe o que eu digo? Esse tipo de orientador só quer se ver livre  de você por algum tempo.

A introdução é uma espécie de esqueleto, de roteiro do conteúdo a ser produzido no desenvolvimento. Não é à toa que, além da própria Estrutura Básica (que você já viu neste artigo), ela tem a Justificativa e um parte chamada Estrutura de Capítulos! Mais direcionado do que isso é impossível! Fica ligado.

E agora, os 3 últimos passos. Mais um vídeo para você:

3º PASSO: Monografia pronta precisa de um roteiro 

Por mais que a monografia pronta seja um trabalho científico, ela é, em última instância, uma história contada para um público seleto e exigente. E como é que você garante a produção de uma boa história? A partir de um bom ROTEIRO, claro! Ou você nunca  viu um filme horrível com um excelente elenco? O elenco ajuda muito, claro. Mas nem o melhor ator do mundo salva um filme com um roteiro horroroso.

Não é à toa que, no Treinamento Online do TCC Sem Drama, uma das técnicas que eu mais reforço com os alunos é a Técnica de Roteirização dos Capítulos, ao lado da Técnica de Escrita ABCD

Tópicos específicos sobre o que será escrito em cada capítulo da sua monografia, ou seja, um ROTEIRO! Isso garante ordem à sua produção escrita, isso organiza os conteúdos, facilita colocar as ideias no papel, você não escreve sem saber por onde deve levar o seu texto, você monta um conteúdo com início, meio e fim e você garante a coesão e a consistência científicas que vão garantir a aprovação da sua monografia pronta. É muita garantia!!! Então, vê se não vacila, e FAZ OS SEUS ROTEIROS!

4º PASSO: É hora da introdução da monografia

Uma técnica ninja que eu aprendi com uma professora do meu Mestrado e que tem me garantido de 4 a 6 semanas de economia na produção dos meus trabalhos desde então. Você quer uma monografia pronta? E quer em menos tempo? Só comece a ler o seu referencial teórico quando já tiver os seus roteiros prontos. E desde a primeira leitura, já marque, grife, copie, destaque… enfim, faça como quiser, mas separe os conteúdos de citações que te interessarem já  destinados aos tópicos específicos que cada um deles vai ocupar na sua monografia pronta.

5º PASSO: Escreva a monografia, coloque em prática

Acho que ficou muito claro no vídeo, mas, se é preciso, eu repito: ESCREVE!!! Vamos para a Ação! Caso contrário, a sua monografia pronta não sairá da intenção. Ou você está esperando seu trabalho brotar por combustão instantânea? Não quero ser chato, mas isso não vai acontecer!

Agora, se antes de entrar em Ação, você tem algum dúvida ou quer trocar uma ideia comigo? Vai ser um prazer! Deixa o seu comentário aí mais embaixo na página. Basta descer a barra de rolagem e conversar comigo. Não existe comentário ou dúvida tola. Tolo é não tirar as dúvidas!

Abraços.

Amilton Quintela

 

 

 

 

Sobre amilton

Administrador de Empresas, Sócio Proprietário da linQ Digital, Professor e Orientador de trabalhos acadêmicos em cursos de graduação e pós-graduação. Apaixonado pelas Soluções Simples e Impactantes, eu realmente acredito que ensinar significa Simplificar, Descomplicar as coisas. Por isso, eu criei o Maior Portal de Orientação de TCC do Brasil, o www.tccsemdrama.com.br. Idealizador de um Projeto Inovador e Exclusivo que já ajudou milhares de estudantes a terem o TCC Pronto em poucos dias, além de realizarem o Sonho da sua Formatura.

  • O Melhor do Vale

    Boa tarde Professor! Me chamo Luiz Guilherme, e sou de Lorena,Sp.
    Estou com dúvida em relação ao que mencionar na questão do tema e delimitação do estudo?
    Como posso fazer com que eu consiga aprofundar isso?
    Grande abraço!

    • http://www.tccsemdrama.com.br TCC SEM DRAMA

      Luiz, você já escolheu um tema para o seu trabalho? Aqui mesmo no Blog nós temos artigos específicos sobre a escolha do tema e problema de pesquisa. Você já explorou os conteúdos? Abraços. Amilton Quintela

      • O Melhor do Vale

        Então Professor, o meu tema é Rádio Comunitária – Os Desafios para se manter no ar.
        No meu caso, para que eu consiga alavancar o meu Tcc,eu preciso escrever com mais detalhes sobre a delimitação do tema, a qual minha professora disse que está muito rasa.
        Preciso desenvolver isso e entregar na segunda-feira.
        Qual dica o senhor me dá,para que eu consiga desenvolver isso rapidamente.

        • http://www.tccsemdrama.com.br TCC SEM DRAMA

          Luiz, realmente, os desafios para a sobrevivência e atuação de uma rádio comunitária é um tema amplo, que não relaciona variáveis. É diferente, por exemplo, se você relaciona a escolha do conteúdo da programação aos níveis de satisfação dos ouvintes, o papel social da rádio comunitária e seu impacto sobre o contexto da comunidade. Enfim, delimitar um tema é relacionar variáveis. Abraços. Amilton Quintela

          • O Melhor do Vale

            Excelente dica,Professor!
            Estou trabalhando em cima disso,e graças a Deus,já estou colhendo bons resultados.
            Qualquer novidade,falo pra você.
            Grande abraço!

          • http://www.tccsemdrama.com.br TCC SEM DRAMA

            Ok, Luiz. Abraços. Amilton Quintela

  • Mateus Góes

    Estou perdido no que falar, a única coisa que de fato sei é a área que quero seguir. Percebi que tenho uma grande paixão pela área de RH, mas não sei de fato o que fazer.

    • http://www.tccsemdrama.com.br TCC SEM DRAMA

      Mateus, a primeira coisa a fazer é escolher um assunto específico dentro da sua área de interesse. A gestão de pessoas (ou RH) é um tema muito amplo, que abarca diversas variáveis, métodos, possibilidades de abordagem. É preciso escolher um assunto dentro do RH que pode ser discutido e desenvolvido no seu TCC. Abraços. Amilton Quintela

  • Raquel Pereira

    Olá estou pra começar minha faculdade de Psicopedagogia, fico tão pensativa com esse tcc que estou querendo começar a produzir antes de chegar a começar a fazer faculdade, o que vc acha? quero fazer sobre o tema Autismo. Um abraço.

    • http://www.tccsemdrama.com.br TCC SEM DRAMA

      Raquel, não digo que seja necessário começar a produzir o TCC agora, mas, sem dúvida, escolher um potencial tema e começar a se familiarizar com as questões científicas é sempre uma excelente ideia. Abraços. Amilton Quintela

  • Joao Victor

    Olá, estou fazendo meu TCC(Monografia), porém estou com um prazo muito curto e estou travado em minha revisão bibliográfica(Estrutura: Introdução, Revisão Bibliográfica, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão), sinto muita dificuldade na hora de procurar artigos para meu embasamento teórico, mesmo tendo os tópicos e feito a introdução. Sou muito inseguro com tudo que faço.

    • http://www.tccsemdrama.com.br TCC SEM DRAMA

      João, ao que parece, o seu problema não é técnico, mas de confiança. E isso só pode ser trabalhado com uma mudança de postura. Eu tenho convicção de que você é capaz de produzir o seu conteúdo, sobretudo se utilizar um caminho já desenhado para isso, a partir dos conteúdos aqui do Blog, a questão é você acreditar na sua própria capacidade. Aqui mesmo no Blog nós temos um material que pode te ajudar muito na produção da sua revisão bibliográfica (ou referencial teórico, ou fundamentação teórica… é tudo a mesma coisa). Veja isso: http://www.comomontartcc.com.br/referencial-teorico-de-tcc/3-exemplos-de-fundamentacao-teorica-para-usar-no-seu-tcc/ Abraços. Amilton Quintela

  • Francisca Fabiola Gomes de Mel

    Olá Amilton, boa noite. Estou fazendo o meu TCC para um MBA, acredito que já tenha a estrutura pronta mas to meio perdida na pesquisa. O tema é sobre a implantação de sistema ERP para a área de compras (bem especifico né!). Eu começo falando sobre sistemas, ERP’s e depois falo sobre a empresa e como foi a implementação do sistema e as melhorias que tivemos com isso.?Será que estou no caminho certo?

    • http://www.tccsemdrama.com.br TCC SEM DRAMA

      Francisca, eu realmente recomendo que você, antes de sair produzindo conteúdo, monte a sua estrutura básica. E, se você já fez isso, o caminho que você apontou aí no seu comentário, com conceito, apresentação da empresa e análise dos resultados a partir da implantação do ERP me parece muito consistente e devidamente direcionado. Abraços. Amilton Quintela

  • Geraldo Magela de Souza

    Olá Amilton, boa noite ! Após iniciar minhas pesquisas de orientação, felizmente encontrei o seu magnífico trabalho que você vem prestando para esclarecer dezenas, centenas e milhares de alunos., Parabéns
    O meu trabalho está sendo na área de pedagogia, estou certo que irei obter excelente avaliação, para fechar com chave de ouro toda minha dedicação.

    • http://www.tccsemdrama.com.br TCC SEM DRAMA

      Olá, Geraldo, em primeiro lugar, muito obrigado por todas as palavras elogiosas. Faça votos de que as informações do TCC Sem Drama te ajudem a alcançar os resultados que você projetou. Muito obrigado pelo reconhecimento e pelo comentário. Abraços. Amilton Quintela