Como fazer TCC se você tem Pouco Tempo?! Veja os 5 Passos Comprovados!

O seu Prazo está Curto? Muito Curto mesmo? Calma. Isso pode ser uma boa notícia. Oi?! É isso mesmo, não se apavore e veja os 5 Passos que te mostram Como Fazer TCC se o seu Prazo é Muito Curto.

como-fazer-tcc-sem-drama

A cena se repete (várias e várias vezes) ao final de cada semestre letivo. Um aluno grita o meu nome no corredor da faculdade, ou o contato chega por e-mail, ou pelo WhatsApp do TCC Sem Drama (se você é aluno do nosso Treinamento Online, você tem esse número. E se é aluno e não tem, é só pedir!). E a frase é sempre a mesma (com pequenas variações e alguns palavrões de vez em quando): “… o que eu faço? Eu preciso entregar o TCC e o meu prazo é muito curto!…”

A minha primeira resposta sempre costuma deixar os alunos em Choque: “… seu prazo está curto? Que ótimo!” 

E se você também achou estranho, calma. Você vai entender daqui a pouco.

Neste artigo, entre outras coisas, eu vou te mostrar, como eu já fiz para mais de 12 Mil Alunos Aprovados que passaram pelo TCC Sem Drama nos últimos 6 anos, que ter um prazo curto NÃO É uma sentença de morte.

Começar o TCC cedo é bom, mas NÃO É Decisivo. E um prazo curto pode ser um grande amigo da sua produtividade!

E como eu posso te afirmar isso com tanta convicção?

como fazer tcc e monografia em pouco tempo

Que tal o fato de que dezenas de alunos do TCC Sem Drama produziram trabalhos completos, partindo do zero, em intervalos de 10 dias? 
E nós já tivemos alunos que concluíram monografias e artigos em 7 dias. E três recordistas absolutos que produziram artigos científicos em 4 dias!

Além de explicar aos alunos Desesperados e Perdidos que um prazo curto pode até ser bom, eu recomendo uma sequência de 5 Passos que mostram Como Fazer TCC quando você está com a corda no pescoço. E é isso que eu vou te mostrar também neste artigo. Então, se o seu Prazo é Curto, este conteúdo aqui é para você mesmo.

Os 5 Passos são:

  1. Assuma uma Postura Produtiva para fazer seu TCC;

  2. É importante que na hora de fazer o TCC você Estabeleça Etapas de Rápida Execução;

  3. Monte a sua Estrutura Básica do seu TCC;

  4. Selecione Informações importantes para o seu TCC;

  5. Evite (a todo custo) as comparações com o TCC de colegas.

Vamos ao Passo número 1: assumir uma postura produtiva. 

Se você realmente quer aprender Como Fazer TCC de uma maneira Rápida e Objetiva, a primeira dica é: assuma um Comportamento que vai te levar ao Sucesso e não um comportamento que vai te autossabotar!

E o que eu estou te dizendo não é nenhum tipo de auto-ajuda ou lei da atração. Além de orientador de trabalhos acadêmicos, eu também sou Consultor para Desenvolvimento Pessoal e Alto Desempenho (alguns chamam de Coach, eu prefiro Mentor) e posso te dizer do alto de milhares de horas acumuladas de consultoria:

Mais de 75% do seu Sucesso, em qualquer atividade específica que você se proponha a fazer, dependem do seu Comportamento e Postura.

Menos de 25% ficam a cargo dos conhecimentos e competências técnicas.

Você duvida?

Então, como você me explica aquele aluno de notas excelentes, que simplesmente não consegue desenvolver o TCC?

Eu esbarro com vários desses alunos todo semestre. Pessoas tecnicamente excelentes, mas que não sabem como fazer TCC simplesmente porque assumem a postura errada!

Assim como alguém que está afundando em areia movediça, se você assume a postura errada e começa a se debater desesperado, você vai apenas afundar cada vez mais. CUIDADO!

Assumir a Postura Correta, ou a chamada Postura Produtiva, significa ver o momento de stress como desafio e não como ameaça, parar de se lamentar e repetir coisas do tipo: “eu não consigo…”, “… eu não sei…”, “… não vai dar tempo…”

Cada vez que você repete uma dessas bobagens, você está gerando dois efeitos: 1. Desperdiçando tempo que poderia ser usado para produção; 2. Convencendo seu cérebro de que essas bobagens são verdadeiras, e é aí que você TRAVA de vez!

Não se engane! A questão aqui é saber Como Fazer TCC mais rápido e eu posso te dizer com a convicção de quem já auxiliou milhares de alunos aprovados: o primeiro passo é mudar a sua postura. Assumir um Comportamento Positivo e Produtivo. Caso contrário, nenhuma técnica que eu possa te ensinar vai produzir efeito.

Passo 2 (e agora nós vamos falar de prazos): estabeleça Etapas de Rápida Execução 

como fazer o tcc sem drama funciona - curso

Outra coisa que eu posso te dizer com toda a convicção sobre como fazer TCC em um prazo muito curto é: não pense no trabalho completo!

Pensar que você tem que escrever 20, 40 ou 80 páginas é angustiante e frustrante. É como subir em uma esteira na academia e ficar o tempo todo pensando que você tem que vai passar ali os próximos 30 minutos da sua vida, ao invés de se distrair com outra coisa enquanto o tempo passa e você caminha ou corre.

Há algum tempo, um dos meus mentores me disse duas frases das quais eu nunca me esqueço:

“Tempo demais atrapalha!”

“Nós desperdiçamos tempo na medida em que o temos em abundância.”

Veja no vídeo abaixo como isso funciona:

Em um outro projeto online que eu mantenho, o High Achievers, e em dezenas de consultorias que eu prestei a profissionais de diferentes áreas, eu repeti o experimento que eu menciono no vídeo acima. Eu seleciono duas pessoas em um ambiente de trabalho e dou a elas a mesma tarefa. Mas os prazos de execução são diferentes.

Uma pessoa tem uma semana para fazer a tarefa, enquanto a outra tem 20 dias, por exemplo (os prazos podem variar). Em mais de 98% dos casos, as pessoas com prazos curtos entregam a tarefa realizada com um nível de qualidade bom ou excelente. Já as pessoas com prazos mais dilatados, adivinha… pedem prorrogação do tempo para a entrega da tarefa, porque ela ainda não está concluída.

Seres humanos são, por natureza, PROCRASTINADORES! Eles adiam as ações e decisões realmente importantes, e desperdiçam tempo à medida que o tem em abundância.

É por isso que toda vez que alguém me pergunta: “Amilton, como organizar o meu tempo para fazer o meu TCC?” Eu respondo: ENCURTE OS PRAZOS!

Pare de tentar visualizar o seu TCC completo e pronto. Essa imagem é abstrata e não pode ser alcançada agora. Isso torna o processo angustiante. Pare de se preocupar com o todo e, para aprender de vez como fazer TCC mais rápido, pense nas partes!

“Quebre” o seu TCC em várias Etapas de Rápida Execução. Ao invés de 8 horas de um sábado para produzir o máximo que você pode (e esse máximo costuma ser bem pouco!), use 2 horas ao longo de 4 dias para realizar metas curtas, específicas e direcionadas: montar o problema de pesquisa, escrever a justificativa, encontrar dois autores referenciais…

A primeira boa notícia é: se eu já digo a quem tem prazos longos para Encurtar os Prazos, se o seu Prazo já está Curto, você não tem mais opções, a não ser trocar lamentação por produtividade e entender que tempo e resultados não são sinônimos.

E mesmo para pessoas que tem apenas alguns dias para produzir o trabalho e não podem abrir mão de trabalhar ao longo de um sábado, por exemplo, na produção do TCC, eu indico Etapas de Curta Duração, Intervalos, e novas Etapas de Curta Duração. Se você tentar produzir de forma contínua e sem interrupções estratégicas, sua produtividade vai cair muito!

Defina prazos curtos e cumpra!

E só passe à próxima etapa depois de finalizar a anterior (aliás, antes disso, nem pense nas próximas etapas). O resultado de todo esse processo é um círculo virtuoso de realização, que vai te deixando cada vez mais empolgado, ou melhor, aliviado, e cada vez mais confiante.

Passo 3: monte a sua Estrutura Básica

Aqui mesmo no Blog do TCC Sem Drama, eu publiquei um post que trata apenas da Estrutura Básica do TCC, onde eu mostro Como Começar o TCC do Jeito Certo e Acelerar o seu trabalho.

Alguns alunos mal definem o Tema do TCC e dão início ao trabalho:

  • Pesquisando referencial teórico. ERRADO!
  • Escrevendo resumo ou introdução. ERRADO!

Só existe uma ÚNICA FORMA de Começar o TCC do jeito certo. Se você quer mesmo saber Como Fazer TCC mais Rápido, a resposta é: Monte a sua Estrutura Básica.

Ou seja, delimite o seu tema, monte o seu Problema de Pesquisa (a questão específica que vai direcionar toda a produção do seu trabalho), estabeleça o seu Objetivo Geral e os Objetivos Específicos.

ESTRUTURA BÁSICA = TEMA DELIMITADO + PROBLEMA DE PESQUISA + OBJETIVO GERAL + OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ESTRUTURA BÁSICA CONSISTENTE = TCC APROVADO!

É matemática simples.

E se você quer saber como fazer TCC montando cada um dos elementos da Estrutura Básica, eu recomendo que você visite o nosso outro artigo sobre o assunto. Basta clicar no link: A Estrutura Básica do TCC

Não existe atalho ou mágica! Para saber como fazer TCC em prazo muito curto, corre para montar a sua Estrutura Básica.

A Estrutura Básica é tão importante, que ela é, junto com a Justificativa e a Metodologia, um elemento central no próprio corpo de texto da Introdução do seu TCC.

Depois de montar a Estrutura Básica, aí sim, você pode se dedicar, de forma Muito Mais Produtiva, a pesquisar e montar Referencial Teórico ou Fundamentação Teórica (como algumas faculdades chamam). Aliás, como seu Prazo Está Curto, para acelerar a pesquisa e produção do seu referencial teórico, dá uma olhada nestes dois outros artigos aqui do Blog:  pesquisar referencial teórico e poupar tempo; 3 exemplos de fundamentação teórica.

Passo 4: Selecione Informações

Penúltimo passo para aprender Como Fazer TCC se o seu prazo está curto, Muito Curto!

Assim como Tempo Demais Pode Atrapalhar, Informação Demais também Atrapalha!

Quando um aluno me procura e diz: “Professor, eu já tenho um monte de material de pesquisa a respeito do meu tema.”; qual seria a reação normal? Parabenizar o aluno, certo?

Acontece que, no meu caso, a primeira reação é pensar (e eu me seguro para não falar): “Que bosta!”

Não me entenda mal. De repente, você tem um monte de material sobre o seu assunto. E, de repente, seus referenciais são mesmo relevantes. Mas, na maioria das vezes, o aluno tem um monte de referências desconexas, geralmente acumuladas a partir da definição do tema do trabalho e não da montagem da Estrutura Básica. E o grande problema é:

Quando você está diante de muita informação, a sua capacidade de processar esse conteúdo torna-se cada vez menor.

Entenda melhor esse processo no vídeo abaixo:

É simples. Um grande volume de informação dispersa a atenção. E a atenção dispersa diminui a capacidade de interpretar e utilizar a informação de maneira estratégica.

E nem adianta ficar com raiva de mim. Não fui eu quem inventou isso. Isso é Neurociência!

Fique com raiva daquele orientador que te pede para pesquisar “Tudo o que existe…” sobre o tema que você mal acabou de definir para o seu TCC. Esse orientador sim, está te ajudando a criar problemas e obstáculos para o desenvolvimento do seu trabalho.

Se a questão é saber como fazer tcc mais rápido, lembre-se: SELECIONE INFORMAÇÕES!

Monte a sua Estrutura Básica. Só depois comece a pesquisar referencial. E, para pesquisar, use a estratégia do artigo: Pesquisar Referencial Teórico e ainda Poupar Tempo.

E para usar o seu referencial no seu texto sem ficar perdido entre todos os conteúdos que você pesquisou, veja esta Técnica Ninja que uma professora do meu Mestrado me ensinou:

Passo 5: Evite (a todo custo) as comparações

Escuta (ou melhor, lê) com atenção o que eu tenho para te dizer: sempre vai haver alguém mais desgraçado do que você. E, nesse caso, é até bom você conhecer a realidade do outro para se sentir menos miserável. Por outro lado, também sempre há alguém em melhor situação do que a sua.

Sempre vai haver aquele seu colega que já está finalizando o TCC ou preparando a apresentação enquanto você ainda nem começou a sua introdução. E, nesse caso, ao comparar as situações, você pode ter duas reações básicas: um surto (até certo ponto justificável, mas lembre-se, foi você quem procrastinou, então, não transfira a responsabilidade) de inveja;  ou você pode se sentir compelido a pedir umas dicas. NÃO FAÇA UMA COISA NEM OUTRA!

Só porque o trabalho do seu colega está adiantado não significa que ele esteja bom. Além disso, para você descobrir como fazer TCC de forma mais rápida e produtiva, você deve se concentrar no Seu Trabalho!

Mantenha o FOCO! E evite comparações.

Comparações são como lamentações. Não ajudam e desperdiçam tempo precioso. Eu já vi muitos alunos perdendo tempo com comparações, e realmente não gostaria que isso acontecesse com você.

Você é o Único Responsável pelo seu Sucesso!

Então não transfira responsabilidades para a sua instituição, orientador, colegas ou quem quer que seja. Seu prazo já está curto, seu tempo é precioso, então, é hora de aplicar os passos que você viu neste artigo.

Assuma uma Postura Positiva e Engajada -> Monte suas Etapas de Rápida Execução -> MONTE SUA ESTRUTURA BÁSICA -> Selecione Informações -> Concentre-se na sua produção

Sabe qual é a única forma dessa sequência de passos não funcionar? Se você Não Aplicar as informações (e isso quem me diz são os alunos do  treinamento online do TCC Sem Drama).

E se você gostou das informações e do conteúdo deste artigo, ou se tem algum dúvida específica ou quer trocar uma ideia diretamente comigo, usa aí a nossa área de Comentários (basta descer a barra de rolagem) e deixa a sua mensagem.

E se quiser conhecer o treinamento online que já auxiliou mais de 12 Mil Alunos nos últimos 6 anos, e ainda contar com o Meu Acompanhamento e Orientação Online, dá uma conferida na nossa página oficial: http://www.tccsemdrama.com.br/

Abraços.

Amilton Quintela

Sobre amilton

Administrador de Empresas, Sócio Proprietário da linQ Digital, Professor e Orientador de trabalhos acadêmicos em cursos de graduação e pós-graduação. Apaixonado pelas Soluções Simples e Impactantes, eu realmente acredito que ensinar significa Simplificar, Descomplicar as coisas. Por isso, eu criei o Maior Portal de Orientação de TCC do Brasil, o www.tccsemdrama.com.br. Idealizador de um Projeto Inovador e Exclusivo que já ajudou milhares de estudantes a terem o TCC Pronto em poucos dias, além de realizarem o Sonho da sua Formatura.