Medo do TCC? A culpa não é sua. Veja a Mentira que te venderam e Aprenda o Caminho para um TCC pronto!

Para ter um TCC pronto, é preciso perder o medo. E se você está perdido ou se sentido incapaz, você precisa saber: A Culpa não é sua! Descubra Agora a Mentira que te venderam (por um tempo, eu também comprei…)

Quem tem medo do TCC? Eu não sei você, mas, durante um bom tempo, eu tive muito! Eu me sentia perdido, sozinho e incapaz de fazer o meu trabalho. Eu tinha certeza de que nuca teria um TCC pronto. E se você acha que o medo é privilégio dos chamados “maus” alunos e os “bons” alunos não sofrem com isso… ah! Tremendo engano. O medo é ainda maior nos alunos com médias altas e pesquisas provam isso!

Eu sei que isso parece estranho. Afinal, por que até os alunos com excelentes notas e aproveitamento também tem medo do TCC? Por que a gente tem medo? Por que a gente se sente incapaz? Calma! Eu vou explicar tudo isso. Mas antes, eu preciso te dizer: o caminho para um TCC pronto e aprovado passa, sem exceções, pelo Combate ao Medo.

tcc pronto ou medo de fazer o tccE não é que você não possa ter medo, a questão é que ele não pode ser mais forte do que você. Os alunos do TCC Sem Drama não perdem o medo milagrosamente, eles aprendem a controlar o medo, porque o nosso treinamento mostra a eles que mais de 70% do caminho para ter um TCC pronto diz respeito a questões emocionais e de comportamento, e menos de 30% tem a ver diretamente com questões técnicas e conhecimento acumulado ou adquirido.

Eu já perdi as contas do número de e-mails que eu recebo que começam com a seguinte frase (ou derivações): “Eu não consigo…” E quanto mais os alunos repetem coisas desse tipo – eu não consigo, eu não sei, eu não sou capaz, eu não entendo… – mais o cérebro de cada um deles se convence de que todas essas bobagens são verdades absolutas, e é aí que o aluno “trava” mesmo.

Mas por que as pessoas se sentem tão incapazes? Por que você se sente incapaz? Simples: porque você ainda acredita que é culpado por não conseguir fazer o seu TCC. E a boa notícia é: A CULPA NÃO É SUA!

Uma das primeiras coisas que eu faço no treinamento do TCC Sem Drama, é mostrar ao aluno que a culpa não é dele. Eu mostro que, para ter um TCC pronto, é preciso combater o medo e, para isso, é fundamental entender que você não é o responsável direto pelo seu sofrimento. A culpa não é sua. Ao tirar esse peso das costas, fica mais fácil combater o medo. E também fica mais fácil se manter calmo para entender e aplicar as técnicas que podem acelerar a produção do seu trabalho e deixar o seu TCC pronto e aprovado.

E agora você se pergunta: “Ora, se a culpa não é minha, de quem é, então?” Da MENTIRA QUE TE VENDERAM.

Faculdades e orientadores querem te fazer acreditar que o Sistema Tradicional de Orientação (presencial ou online) é suficiente para te mostrar o que é preciso para fazer o TCC e, se você não consegue, o problema está em você e não no sistema. BALELA! Eles não te dizem a verdade, por covardia ou conveniência. Mas eu vou dizer. E a verdade é uma só: O SISTEMA TRADICIONAL DE ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ESTÁ FALIDO!

Durante muito tempo, esse sistema respirava por aparelhos e agora morreu de vez!

E tem muitos orientadores e também muitas faculdades que não gostam muito quando eu digo isso. Mas o meu compromisso é com os alunos. E eu não acho justo que você continue sendo enganado.

Então, a partir de agora, mesmo correndo o risco de ser crucificado por alguns “colegas” e pelo próprio sistema (eles já fazem isso mesmo), eu vou te dizer porque você não é culpado por não conseguir deixar o seu TCC pronto e porque o sistema de orientação tradicional morreu e não funciona mais.

Pensa comigo, por mais que não me agrade dizer isso, educação hoje é um grande negócio. E, muitas vezes (ou quase sempre), o negócio coloca o lucro à frente da qualidade e até do próprio aluno.

É exatamente pensando no lucro, ou mais especificamente na redução de custos, que as faculdades destacam um pequeno número de orientadores para um elevado número de alunos. Já começou errado, concorda? Eu conheço pessoalmente instituições em que cada orientador é responsável por 20 alunos! Se um orientador for responsável, em um semestre, por exemplo, por 5 alunos, a qualidade já pode começar a ser comprometida, mas, vá lá, ainda é aceitável. Acima disso, já é um absurdo em termos de produtividade, qualidade de acompanhamento e desempenho. Os resultados serão comprometidos, com toda certeza!

Com poucos orientadores responsáveis por muitos alunos, as instituições economizam ($), isso é fato, mas isso também gera alguns Efeitos Colaterais:

  • O esquema de encontro entre orientador e alunos fica prejudicado;
  • Os encontros de orientação não acontecem em número suficiente;
  • O tempo de cada encontro é insuficiente;
  • Dúvidas se acumulam;
  • O acompanhamento da produção do aluno fica prejudicado;
  • Os orientadores ficam sobrecarregados e o tempo para responder alguma demanda dos alunos aumenta muito (isso sem falar das situações em que os alunos simplesmente ficam sem respostas).

Porque muitos se arriscam e compram TCC Pronto mesmo sabendo que é estatisticamente comprovado que eles tem uma taxa de reprovação de 70%? A resposta é simples: Você já enviou um e-mail para o seu professor e ele não te respondeu? Ou a resposta simplesmente demorou séculos para chegar? Pois é, bem vindo ao sistema tradicional de orientação.

tcc pronto e orientador de tcc ruimÉ claro que um sistema com essas características não vai funcionar. E é claro que o aluno terá dificuldades em fazer o trabalho. Mas a maior parte dos orientadores e instituições vão estrategicamente omitir todas essas informações e vão dizer que as suas dificuldades são resultado da sua falta de dedicação, de comprometimento, da sua preguiça e até da sua incompetência (já vi orientadores usarem exatamente essa palavra). E é claro que há alunos descompromissados, negligentes e limitados, mas, acredite em mim, a despeito de tudo o que você pode ouvir por aí, esses “maus” alunos são a minoria.

Tudo bem, só que eu já disse prova que o sistema tradicional de orientação é o seu real inimigo no caminho da produção do seu trabalho e um grande obstáculo para que você consiga deixar o seu TCC pronto. Mas tem MAIS!

As aulas de metodologia científica da sua faculdade, salvo raríssimas exceções (que só confirmam a regra), não vão te ensinar a produzir um texto científico e a escrever de acordo com as exigências acadêmicas. Ou vai dizer que suas aulas de metodologia foram esclarecedoras… duvido muito.

Eu só notei que as minhas aulas de metodologia não serviram para nada quando tive que começar a fazer o meu TCC.

E olha que eu ainda nem te falei a pior característica do sistema tradicional de orientação.

Mas, antes disso, eu preciso te dizer que é muito importante que você conheça todas essas verdades e saiba que a culpa não é sua. Tirar esse peso das costas dos alunos tem se mostrado um remédio muito poderoso que os alunos do nosso treinamento online deixem de lado as lamentações, mudem sua postura e comportamento, ganhem confiança, fiquem motivados e, por consequência, comecem a produzir com segurança e rapidez, caminhando para um TCC pronto com muito menos sacrifício e muito mais resultados. Foi por isso que eu gravei o este vídeo que está no nosso Canal do Youtube e que você pode ver aí embaixo:

Agora sim, para fechar com chave de ouro (ou de lata mesmo), a pior característica do sistema tradicional de orientação, que eu até falo no vídeo, mas não custa reforçar: a supervalorização do conhecimento que coloca o professor como foco do processo e não o aluno.

No papel de educador, eu insisto em acreditar que o aluno é a razão de tudo e que a minha função como professor é simplificar as coisas e ajudá-lo a alcançar os seus objetivos: um TCC pronto e aprovação. Talvez eu seja ingênuo… fazer o quê? Mas eu não abro mão desse princípio!

Certa vez Einstein disse que “se você consegue explicar algo de maneira simples, é porque realmente entendeu”. Genial!

O professor deve ser um intermediário do conhecimento, um facilitador de processos. Mas, o sistema tradicional de orientação supervaloriza o conhecimento do professor como se ele fosse o “Senhor do Conhecimento” e o aluno fosse um súdito que pode ser constantemente menosprezado ou até humilhado.

Parece exagero? Então, porque eu vejo tantas vezes os professores assumirem um status de superioridade e tratarem os alunos com arrogância

Você já teve a impressão de que todas as suas dúvidas são tolas e que o seu orientador pensa que você tem obrigação de saber tudo o que você pergunta? Bem vindo, novamente, ao sistema tradicional de orientação.

E é justamente porque eu sei que esse sistema tradicional não funciona mais e não atende as demandas de alunos que muitas vezes trabalham e estudam, tem pouco tempo, estão constantemente conectados e precisam de respostas rápidas, que eu criei o TCC Sem Drama

Muitas faculdades e até alguns professores torceram (e torcem) o nariz para mim? Sim. Mas, os mais de 10.000 alunos que já passaram pelo nosso curso estão aprovados e realizados. E é só isso que me importa!

Abraços.

Amilton Quintela

Sobre amilton

amilton

Administrador de Empresas, Sócio Proprietário da linQ Digital, Professor e Orientador de trabalhos acadêmicos em cursos de graduação e pós-graduação. Apaixonado pelas Soluções Simples e Impactantes, eu realmente acredito que ensinar significa Simplificar, Descomplicar as coisas. Por isso, eu criei o Maior Portal de Orientação de TCC do Brasil, o www.tccsemdrama.com.br. Idealizador de um Projeto Inovador e Exclusivo que já ajudou milhares de estudantes a terem o TCC Pronto em poucos dias, além de realizarem o Sonho da sua Formatura.