Como Fazer um TCC Pronto com um Roteiro Aprovado por mais de 20 Mil Alunos

Aprenda definitivamente Como Fazer um TCC Pronto. Acredite, é mais fácil do que você imagina, mas sem as técnicas corretas, o sofrimento é certo!

como fazer um tcc pronto

Imagine um Roteiro. Um caminho, passo a passo, que te mostra como fazer um TCC, de forma muito mais simples, rápida e direcionada.

E o melhor! Sem que você tenha que abrir mão de todo o seu tempo livre. Sem que você passe horas improdutivas na frente do computador. Sem ficar perdido ou travado.

E tem mais… imagine que este Roteiro já foi responsável pela Aprovação de mais de 20 Mil Alunos, que, nos últimos 8 anos, aprenderam como fazer um TCC pronto em uma média de 27 dias, com notas superiores a 9,7 em um total de 10 pontos!

E agora, imagine que este mesmo Roteiro já ajudou alunos a produzirem seus trabalhos, partindo do zero, em 15, 10, 9 e até 7 dias!

Agora, pare de imaginar!

Porque tudo que eu te disse até agora é a mais absoluta e cristalina Realidade!

E se você não acredita em mim, é só dar uma olhada nos depoimentos dos próprios alunos, no treinamento online do TCC Sem Drama.

A boa, ou melhor, a excelente notícia, é que eu vou te mostrar este Roteiro aqui neste artigo. Então, você também vai descobrir como fazer um TCC Pronto, com um Roteiro Aprovado!

Se você está lendo este conteúdo, eu aposto que você está entre a maioria esmagadora dos alunos que, em maior ou menor escala, não sabem como fazer um TCC.

Talvez você não saiba nem por onde começar. Talvez tenha uma dificuldade específica. Talvez tenha travado. Ou simplesmente está com medo. E acredita que não é capaz de fazer o seu TCC e ser aprovado.

Eu conheço bem este cenário. E eu posso te dizer com a segurança de quem orienta trabalhos há mais de 10 anos. Tire a culpa dos seus ombros, PORQUE ELA NÃO É SUA!

Você, como maioria dos alunos, foi doutrinado pelo TERROR!

É isso mesmo! Você se deixou levar por um contexto em que as pessoas adoram repetir o tempo todo o quanto é difícil e sofrido fazer um TCC. Que bobagem!

E o pior são os Orientadores Talibãs!

É isso mesmo, aqueles  que sentem um enorme (e muito estranho) prazer em afirmar, sempre que possível, como o TCC é difícil e como você não vai conseguir fazer.

Ou, se conseguir, é porque você abraçou o sofrimento, abriu mão da sua vida social, renegou amigos, brigou com namorado ou namorada, transformou-se em um farrapo humano.

Pelo Amor de Deus! Chega!

Por causa do meu trabalho de orientação no TCC Sem Drama, eu conheço muitos alunos que vivem uma rotina estressante, que inclui demandas de trabalho, família, filhos, esposas, maridos, Facebook, Whatsapp, Insta… e, ainda assim, aprenderam como fazer um TCC sem sofrimento e com resultados.

O que eles tem em comum? Todos utilizaram o Roteiro que eu vou te mostrar a partir de agora! Portanto, preste muita Atenção!

Porque aí vai o que você está esperando…

O Roteiro Aprovado, que você vai ver neste artigo:

A POSTURA CORRETA PARA FAZER UM TCC

Eu sei, você está ansioso para produzir. Quer ver logo como fazer um TCC pronto e aplicar as técnicas!

Mais deixa eu te dizer uma coisa:

Mais de 75% do seu Sucesso, em qualquer atividade específica que você se proponha a fazer, dependem do seu Comportamento e Postura.

Se você realmente quer aprender como fazer um TCC de uma maneira Rápida e Objetiva, a primeira dica é: assuma um Comportamento que vai te levar ao Sucesso e não um comportamento que vai te autossabotar!

E o que eu estou te dizendo não é nenhum tipo de auto-ajuda ou lei da atração.

Assim como alguém que está afundando em areia movediça, se você assume a postura errada e começa a se debater desesperado, você vai apenas afundar cada vez mais. CUIDADO!

Assumir a Postura Correta, ou a chamada Postura Produtiva, significa ver o momento de stress como desafio e não como ameaça, parar de se lamentar e repetir coisas do tipo: “eu não consigo…”, “… eu não sei…”, “… não vai dar tempo…”

Porque, cada vez que você repete uma dessas bobagens, você está gerando dois efeitos:

Portanto, não se engane! A questão aqui é saber como fazer um TCC mais rápido, e eu posso te dizer, com a convicção de quem já auxiliou milhares de alunos aprovadoso primeiro passo é mudar a sua postura. Assumir um Comportamento Positivo e Produtivo. Caso contrário, nenhuma técnica que eu possa te ensinar vai produzir efeito.

1. Desperdiçando tempo que poderia ser usado para produção do seu TCC;

2. Convencendo seu cérebro de que essas bobagens são verdadeiras, e é aí que você TRAVA de vez!

Dito isso, vamos esclarecer de vez…

AFINAL, O QUE É UM TCC?!

TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso, que é um nome genérico, pois o TCC pode ser um artigo científico, uma monografia, um relatório de pesquisa, um estudo de caso, uma dissertação, entre outros.

Portanto, não existe de fato um modelo de trabalho chamado TCC. Cada Faculdade e Curso adota um modelo e  um nome específico para o seu trabalho de conclusão (ou trabalho final).

Então, a grande questão aqui é: não importa qual é o modelo do seu trabalho. Se você realmente quer saber como fazer um TCC pronto para a Aprovação, aplique as técnicas a seguir, porque elas servem para qualquer modelo de produção científica e acadêmica.

ESCOLHA DO TEMA EM 3 PASSOS

Eu vou te dizer uma coisa que vai parecer loucura, mas é a mais pura verdade.

Se alguém um dia te sugeriu um tema e você pensou “Nossa! Que cara legal!”… é bom você mudar de ideia, porque esse cara pode ter feito um tremendo desfavor para você.

O problema é que quem sugere o Tema, não vai escrever o TCC!

É você quem vai escrever!

Então, esquece essa história de pedir sugestões. E use 3 Passos Simples para escolher o tema mais adequado para o seu TCC.

Usar os 3 Passos significa responder para você mesmo 3 perguntas diretas que vão te conduzir a ao Melhor Tema:

  1. O Tema me interessa ou pode ser útil para minha vida?
  2. Existe conteúdo disponível sobre o assunto?
  3. Esse assunto tem relevância?

Para ficar ainda mais claro. Olha a explicação neste vídeo:

Escolher o tema é fundamental, mas é ainda mais importante Delimitar o Tema e montar a sua Estrutura Básica!

A ESTRUTURA BÁSICA DE TODO TCC! (Como começar o TCC do jeito certo!)

Para aprender como fazer um TCC pronto, é preciso aprender Como Começar o TCC do jeito certo.

É por isso mesmo que grande parte dos meus alunos me pergunta:

“Professor, por onde eu começo o meu TCC?”

E eu sempre começo a minha resposta dizendo:

Primeiro, eu vou te dizer como você Não Deve começar o seu TCC.

Nunca, jamais, em hipótese alguma, nem sob tortura… comece o seu TCC pesquisando Referencial Teórico ou escrevendo de maneira aleatória uma parte específica do trabalho, como a introdução ou o resumo, por exemplo.

Só existe uma ÚNICA FORMA de Começar o TCC do jeito certo. Se você quer mesmo saber Como Fazer um TCC mais Rápido, a resposta é: Monte a sua Estrutura Básica.

Ou seja, delimite o seu tema, monte o seu Problema de Pesquisa (a questão específica que vai direcionar toda a produção do seu trabalho), estabeleça o seu Objetivo Geral e os Objetivos Específicos.

Quer entender melhor, veja isso:

ESTRUTURA BÁSICA = TEMA DELIMITADO + PROBLEMA DE PESQUISA + OBJETIVO GERAL + OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Vamos encurtar a história! Se a pergunta é como fazer um TCC pronto, de maneira mais simples e rápida. A resposta é: comece por uma Estrutura Básica consistente, com Problema de Pesquisa e Objetivos Robustos!

E o Problema de Pesquisa não precisa ser um problema!

Como eu digo sempre, um bom problema de pesquisa é aquele que relaciona duas variáveis, ou que relaciona diferentes informações. Basta você pegar duas variáveis chave e relacioná-las dentro do seu tema.

Supondo que o seu TCC seja sobre logística, e o que você quer investigar é a reposição de estoque, você poderia relacionar, por exemplo, a gestão de estoque aos custos de armazenagem. Assim, nós teríamos:

Problema de pesquisa: Qual é o impacto da gestão de reposição de estoques sobre os custos de armazenagem da empresa X?

Quer outro exemplo? Que tal:

Problema de pesquisa: Qual o impacto da medicina preventiva sobre a redução do número de registros de uma determinada doença em um determinado local, ou grupo social?

Qual o impacto de um novo ordenamento jurídico sobre um grupo social ao qual ele se refere?

Notou que os 3 exemplos são de áreas de conhecimento diferentes? E sobre assuntos diferentes? É o que eu sempre digo: as técnicas do TCC Sem Drama servem para qualquer trabalho, curso ou tema!

E o Objetivo Geral?

Ele é filho do problema de pesquisa. E um filho muito parecido com o pai.

Para fazer o seu objetivo geral, você pode até enrolar, florear, ensebar… e, como alguns orientadores adoram, você pode perder dias, meses de reflexão pesada e raciocínio desgastante, ou…

… bem ao estilo TCC Sem Drama, você pode simplesmente colocar um verbo na frente do seu problema de pesquisa e tirar o ponto de interrogação. Como assim? Veja o exemplo:

Se o problema de pesquisa é: Qual é o impacto da gestão de reposição de estoques sobre os custos de armazenagem da empresa X?

Seu Objetivo Geral é: Identificar o impacto da gestão de reposição de estoques sobre os custos de armazenagem da empresa X.

Mais simples do que isso só bater pênalti sem goleiro.

E a agora, MUITA ATENÇÃO!

Porque eu vou te mostrar algo que a maioria dos orientadores não mostra (… se bem que eu estou fazendo exatamente isso desde o início do artigo…).

E o que eu vou te mostrar agora, resolve uma questão crucial. Uma dúvida que paira na cabeça dos alunos que precisam aprender como fazer um TCC pronto mais rápido e fácil.

E esta dúvida é: “Eu não sei o que escrever no meu TCC.”

Se você tem objetivos específicos, você sabe sim o que escrever.

Decore essa fórmula:

Objetivos Específicos = Conteúdo dos capítulos do TCC

Os objetivos específicos são as etapas para alcançar o seu objetivo geral. E o conteúdo do seu TCC depende dos seus objetivos específicos, porque cada objetivo corresponde ao desenvolvimento de um capítulo do seu trabalho.

Mas como fazer os objetivos específicos? Primeiro, explicando os conceitos básicos do seu objetivo geral, depois, partindo para os resultados da pesquisa.

Tudo isso fica mais claro com um exemplo, certo? Aí vai.

Objetivo geral: Identificar o impacto da gestão de reposição de estoques sobre os custos de armazenagem da empresa X.

Objetivos específicos:

  • Conceituar logística e gestão de estoques;
  • Apresentar os principais custos relacionados à armazenagem;
  • Analisar os impactos diretos de uma gestão eficaz da reposição de estoques sobre os custos de armazenagem.

Quer uma prévia de como ficariam os capítulos deste TCC? Olha só a semelhança com os objetivos específicos:

  • Capítulo 1 – Logística e gestão de estoques;
  • Capítulo 2 – Custos e armazenagem;
  • Capítulo 3 – Gestão da reposição de estoques e seus impactos nos custos de armazenagem.

Simples assim!

E agora que você tem uma estrutura pronta, o próximo passo do Roteiro que vai te mostrar como fazer um TCC indica que você deve montar a sua Metodologia.

Ei! Não faz essa cara! Lembra da Postura Positiva?!

Então, vamos seguir com calma, porque eu vou te mostrar como montar a sua Metodologia em 3 Passos Simples.

COMO FAZER A METODOLOGIA CIENTÍFICA EM 3 PASSOS

Trabalhos científicos são trabalhos de PESQUISA.

Portanto, eles exigem uma Metodologia, ou seja, um método, uma forma de conduzir a pesquisa.

E se a ideia é entender como fazer um TCC pronto do jeito mais prático, é preciso também acelerar a explicação da Metodologia.

Então, vamos lá!

Geralmente, a Metodologia do TCC é uma parte da Introdução dos trabalhos.

Já em projetos de pesquisa, ou em alguns tipos específicos de TCC, a metodologia é um capítulo a parte do seu TCC. Mas isso não é o que realmente importa.

O que realmente importa é que você saiba que a metodologia é a descrição do seu processo de pesquisa, ou seja, como você pretende fazer a sua pesquisa.

Abaixo estão listados os 3 passos básicos para você desenvolver a sua metodologia:

  1. TIPO DE PESQUISA – a natureza da sua pesquisa, ou seja, se ela é exploratóriadescritiva ou explicativa.
  2. FONTES – onde e como você vai buscar suas informações e referenciais.
  3. RESULTADOS – se você vai apresentar os seus resultados de forma quantitativa ou qualitativa.

Para entender o que escrever nos 3 passos, aí vai mais um vídeo rápido e direto:

Estrutura básica e metodologia definidas!

Então, é hora de falar de Referencial Teórico.

REFERENCIAL TEÓRICO OU FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Você ainda acredita que só vai conseguir aprender como fazer um TCC quando encontrar um modelo com Tema ou Assunto idêntico ao do seu trabalho?

Desculpa te dizer isso, mas você sofre de Miopia de Conteúdo!

E isso pode ser grave.

Porque a Miopia de Conteúdo é um distúrbio da cabeça e da visão dos alunos que pensam que só conseguirão escrever se tiverem modelos prontinhos, com o mesmo assunto e abordagem do seu TCC.

Mas não se preocupe, isso tem cura.

E a cura começa quando você entende que não precisa de um modelo idêntico ao seu trabalho, ou, como eu costumo dizer, um modelo muleta.

Você precisa é de Referencial Teórico! Ou seja, de conteúdos que abordem os conceitos básicos do seu tema ou assunto.

Se você não sabe como fazer um TCC, certamente, você ainda não sabe como encontrar o Referencial Teórico, que algumas faculdade chamam de Fundamentação Teórica ou Revisão de Literatura ou Revisão Bibliográfica (é tudo a mesma coisa!).

grande dica, para acelerar a sua pesquisa e produção de Referencial Teórico é:

Buscar por artigos científicos, pois eles normalmente tem o conteúdo mais atual em termos de ciência.

Agora, antes de sair jogando palavras chave no Google, faça combinações inteligentes dos conceitos básicos do seu trabalho e pesquise por Artigos Científicos no Google Acadêmico.

Como assim? Olha isso:

Lembre-se:

Quando você encontrar de 3 a 5 artigos consistentes, olhe as Referências Bibliográficas desses artigos e cruze essas referências, ou seja, procure por referências que se repitam nos artigos que você encontrou.

Geralmente essas referências são boas para trabalhar.

DICA RELÂMPAGO: você quer um TCC Aprovado? Esqueça a Wikipédia.

MUITO IMPORTANTE: uma forma de tornar as suas pesquisas de referencial ainda mais efetivas e produzir grandes resultados, é não começar a pesquisar só com o tema em mãos.

Deixe para pesquisar o seu Referencial Teórico somente depois que você montar a sua Estrutura Básica.

Referencial em mãos, hora de passar aos passos finais do roteiro que mostra como fazer um TCC mais rápido e fácil. É hora do Desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO – CAPÍTULOS DO TCC (ou Resultados e Discussão)

Em algumas instituições, o desenvolvimento é chamado de Resultados e Discussão.

Mas a questão, quando se trata de como fazer um TCC da maneira mais rápida e produtiva, não é o nome, e sim a técnica!

E a técnica diz (e você já sabe!): que os capítulos do TCC devem ser o desenvolvimento dos Objetivos Específicos do trabalho.

É nos capítulos do desenvolvimento que você produz conteúdo para cada um dos seus objetivos específicos.

É nos capítulos que você apresenta e analisa os resultados da sua pesquisa!

E há uma diferença entre Apresentar e Analisar. Olha só:

E depois do desenvolvimento… ufa! Acabou?

Nem tanto. Porque ainda há o momento mais temido por grande parte dos alunos. A Apresentação do TCC na Banca de Avaliação.

Mas, calma! Olha a postura! Eu não iria montar um conteúdo que mostra como fazer um TCC pronto, do início ao fim, e iria deixar de fora a apresentação.

Então, aí vai!

APRESENTAÇÃO DO TCC

Dica número 1: faça o seu TCC!

Se você está aqui para aprender como fazer um TCC Pronto, eu realmente não acho que este seja o seu caso (e isso é ótimo!). Mas não dá para ser ingênuo.

Sim, existem pessoas antiéticas e criminosas (falsidade ideológica) que compram um TCC pronto.

A questão é que qualquer professor minimamente competente em uma banca de avaliação consegue identificar um aluno que comprou o TCC a léguas de distância!

Na hora das perguntas da banca sobre o trabalho, o aluno simplesmente se enrola todo, dá voltas e nada de responder corretamente.

Portanto, cuidado, não caia nessa armadilha.

Isso pode arruinar o sonho da sua formatura. Como Fazer um TCC Pronto, corra atrás!

E assim você dará o primeiro passo para apresentar o seu TCC com SEGURANÇA!

Dica número 2: Slides

Os slides de uma apresentação de TCC não podem ficar sobrecarregados de textos. Use tópicos e não parágrafos com grande volume de conteúdo.

Os seus slides também não podem ser a sua muleta, mas sim um guia para a sua apresentação. Nada de ficar apenas lendo conteúdos!

Dica número 3: segurança

Ninguém conhece mais sobre o seu TCC do que você.

Portanto, tenha convicção de que você é quem domina o seu assunto e conteúdo, e sabe perfeitamente o que deverá dizer aos espectadores para que eles entendam do que se trata o seu trabalho.

Dica número 4: foco

Toda aquela parte de introdução, problema e objetivos deve ser apresentada de maneira rápida.

Pois você deve se concentrar no desenvolvimento do seu TCC, ou seja, na apresentação e análise dos resultados da sua pesquisa. Essa deve ser a parte que vai tomar o maior tempo da sua apresentação.

Dica número 5: deixe com os autores

O TCC é um trabalho científico baseado em referenciais de outros autores.

Então, são eles que devem estar no centro da atenção, e não você.

Se um professor da banca discordar do que disse um autor, ele está discordando do autor e não de você. Portanto, na hora da apresentação, abuse de: “segundo fulano…”, “de acordo com ciclano…”, “fulano diz…” e por aí vai.

Dica número 6: seu TCC não é seu bebezinho

Você deve sim ter orgulho de você e do seu TCC pronto.

Afinal, foi você quem aprendeu como fazer um TCC e colocou em prática as técnicas para montar o seu trabalho.

Mas não se apegue demais. O TCC não o seu bebezinho, que deve ser protegido a todo custo.

Receba críticas ou correções com sabedoria e sem levar para o lado pessoal.

Você não deve ficar justificando, caso as críticas surjam, pois os orientadores não gostam disso (eles costumam ser bem vaidosos).

Apresente o seu TCC de maneira imparcial, neutra, pois ele é um trabalho científico, baseado em ideias de outras pessoas e, principalmente, não justifique nada, principalmente quando um professor está dizendo algo.

Não interrompa! Venda a sua ideia, mas não morra por ela!

… e assim… chegamos ao fim do Roteiro que te mostra como fazer um TCC pronto de maneira direcionada e prática.

Mas, obviamente, aqui não é o fim do caminho. É preciso, agora…

APLICAR AS TÉCNICAS!

Mais de 20 Mil Alunos produziram seus trabalhos com base neste roteiro, porque confiaram nas técnicas e APLICARAM as informações.

Por que seria diferente com você? Você não é melhor ou pior do que nenhum desses alunos. É tão capaz quanto todos eles!

Afinal, nós não estamos falando de mágica, mas sim de métodos.

Aplicar as técnicas pode (e vai) fazer toda a diferença na produção do seu TCC.

E eu realmente espero que as informações deste artigo te mostrem uma direção.

Mas, talvez, você não queira percorrer o caminho sozinho.

E se é esse o caso, se você realmente quer ajuda e orientação personalizada, como os meus alunos tem, eu já te digo como você pode ter.

Mas antes, eu quero te dar duas dicas bônus, que eu também sempre passo para os meus alunos.

Dica Bônus 1:

Toda vez que alguém me pergunta: “Amilton, como organizar o meu tempo para fazer o meu TCC?” Eu respondo:

ENCURTE OS PRAZOS!

Pare de tentar visualizar o seu TCC completo e pronto.

Essa imagem é abstrata e não pode ser alcançada agora. Isso torna o processo angustiante. Pare de se preocupar com o todo e, para aprender de vez como fazer um TCC mais rápido, pense nas partes!

“Quebre” o seu TCC em várias Etapas de Rápida Execução.

Ao invés de 8 horas de um sábado para produzir o máximo que você pode (e esse máximo costuma ser bem pouco!), use 2 horas ao longo de 4 dias para realizar metas curtas, específicas e direcionadas, tais como: montar o problema de pesquisa, escrever a metodologia, encontrar dois autores referenciais…

Dica Bônus 2:

Informação demais Atrapalha!

Como fazer um TCC mais rápido? Selecionando informações.

É simples. Um grande volume de informação dispersa a sua atenção. E a atenção dispersa diminui a capacidade de interpretar e utilizar a informação de maneira estratégica.

Isso é Neurociência!

Portanto, não entre na pilha daquele orientador que te pede para pesquisar Tudo o que existe…” sobre o tema que você mal acabou de definir para o seu TCC.

Esse orientador está te ajudando… a criar problemas e obstáculos para o desenvolvimento do seu trabalho.

Se a questão é saber como fazer um TCC mais rápido, lembre-se: só pesquise referencial teórico quando já tiver a sua Estrutura Básica.

E para organizar e acelerar a produção do seu texto, use esta técnica que uma professora do meu Mestrado me ensinou e que eu compartilho no vídeo abaixo.

Agora sim! Eu sinto que cumpri todos os objetivos que eu tracei quando decidi escrever este artigo.

Eu realmente te mostrei os passos do mesmo Roteiro que os meus alunos seguem.

Os passos que mostram como fazer um TCC pronto, em etapas direcionadas e com técnicas que aceleram a produção do trabalho.

E ainda te passei alguns bônus muito importantes.

Então, se você realmente gostou das informações que viu aqui, e se o conteúdo deste artigo te deu uma luz e fez sentido para você, eu preciso te dizer que eu vou ficar honrado se você me der a chance de ajudar ainda mais.

Como eu disse, os meus alunos contam não só com o Roteiro que eu te mostrei aqui. Mas também com muitas outras técnicas para concluir cada parte deste Roteiro.

É o caso das técnicas de Roteirização de Capítulos e Escrita ABCD, que mostram como produzir um conteúdo com citações e sem risco de plágio, por exemplo.

Essas técnicas exclusivas, assim como a minha Orientação Online Personalizada e da minha Equipe de Professores, você pode encontrar na nossa página oficial, em www.tccsemdrama.com.br.

Se você quiser se juntar à nossa Família dos Aprovados, eu estou te esperando por aqui!

E se tiver alguma dúvida específica ou quiser trocar uma ideia, deixa aí o seu comentário. Basta descer a barra de rolagem e escrever a sua mensagem.

Forte abraço.

Prof. Amilton Quintela

Sobre amilton

Administrador de Empresas, Sócio Proprietário da linQ Digital, Professor e Orientador de trabalhos acadêmicos em cursos de graduação e pós-graduação. Apaixonado pelas Soluções Simples e Impactantes, eu realmente acredito que ensinar significa Simplificar, Descomplicar as coisas. Por isso, eu criei o Maior Portal de Orientação de TCC do Brasil, o www.tccsemdrama.com.br. Idealizador de um Projeto Inovador e Exclusivo que já ajudou milhares de estudantes a terem o TCC Pronto em poucos dias, além de realizarem o Sonho da sua Formatura.