Apresentação do TCC – As 5 Dicas Matadoras

Apresentação do TCC - As 5 Dicas Matadoras

Você sabe O que Deve e O que Não Deve fazer na Apresentação do TCC?

Veja agora 5 Dicas para Usar na apresentação do TCC e perder o medo da Banca de Avaliação.

Muitas pessoas tem problema para escrever o TCC (e se esse é o seu problema, eu recomendo que você veja: O que Escrever nos Capítulos do seu TCC; e Como Fazer TCC com Coerência e Coesão), mas muita gente, muita gente mesmo, tem arrepios quando o assunto é Apresentar o TCC!

Tremedeira, suor frio, dor de cabeça, dor de barriga, ânsia de vômito, princípio de desmaio (ou até desmaio mesmo!)… essas são algumas sensações que os alunos descrevem quando eu pergunto sobre a sua experiência ao apresentar o TCC. Exagero? Pior que não.

E, para evitar todo esse stress, que tal 5 dicas prontinhas e fáceis de aplicar que te mostram como apresentar um TCC? O que você vai ver a partir de agora é um Roteiro para a apresentação do TCC. Um Roteiro que pode, inclusive, te livrar de algumas roubadas e te conduzir à sua Aprovação.

As dicas para apresentar o seu TCC estão detalhadas no vídeo abaixo, onde você vai ver:

    • O TCC É SEU. Parece óbvio? Nem sempre. Até porque, algumas pessoas compram o TCC pronto, o que é uma tremenda roubada. Mas, e daí que o trabalho é seu? Veja os detalhes no vídeo.
    • SEU SLIDE NÃO É SUA MULETA. Talvez uma das mais importantes dicas para apresentar o seu TCC seja essa: não carregue os seus slides com texto. Slides devem ter tópicos referenciais e não conteúdo de leitura.
    • FOCO NO QUE REALMENTE IMPORTA. O que as pessoas da banca querem ver na apresentação do TCC são os Resultados e Análises da pesquisa. Então, reserve o maior tempo para apresentar esse conteúdo.
    • COLOQUE O DO SEUS AUTORES NA RETA E TIRE O SEU. O TCC é um trabalho científico baseado em Referenciais de outros autores. Então, coloque os seus autores no centro da apresentação do TCC e dê a eles o mérito e também o ônus de um conceito com o qual algum professor seu não concorda. Como fazer isso? Olha o vídeo.
    • SEU TCC NÃO É O SEU BEBEZINHO. Desapega! Na apresentação do TCC não leve comentários e críticas para o lado pessoal. Seu TCC deve ser apresentado e não protegido.

O vídeo abaixo mostra essas 5 dicas para você usar na apresentação do TCC

E mais 2 Dicas Bônus (mas eu não vou estragar a surpresa):

E aí, gostou das 5 dicas? Opa! São 7 dicas de como apresentar um TCC!

Se você gostou, desce a barra de rolagem e deixa aí o Seu Comentário! Você também pode tirar uma Dúvida. Você é quem manda!

E se você utilizar as dicas na apresentação do TCC, diz aí se elas funcionaram!

Abraços.

Amilton Quintela

 

 

Sobre amilton

amilton

Administrador de Empresas, Sócio Proprietário da linQ Digital, Professor e Orientador de trabalhos acadêmicos em cursos de graduação e pós-graduação. Apaixonado pelas Soluções Simples e Impactantes, eu realmente acredito que ensinar significa Simplificar, Descomplicar as coisas. Por isso, eu criei o Maior Portal de Orientação de TCC do Brasil, o www.tccsemdrama.com.br. Idealizador de um Projeto Inovador e Exclusivo que já ajudou milhares de estudantes a terem o TCC Pronto em poucos dias, além de realizarem o Sonho da sua Formatura.