Como Começar o TCC do Jeito Certo e Acelerar o seu trabalho

Como Começar o TCC? Só há um jeito certo!
Se você quer Realmente Iniciar e Acelerar o seu TCC, veja isso:

como começar o tcc passo a passo

Você quer realmente descobrir como começar o seu TCC, acelerar o seu trabalho e evitar surpresas DESagradáveis ao longo do desenvolvimento do seu conteúdo? Não importa se o seu TCC é uma monografia, um artigo científico, um relatório de pesquisa, um estudo de caso ou qualquer outro modelo de trabalho acadêmico, você acaba de chegar ao lugar certo para tirar as suas dúvidas e dar um início produtivo ao seu trabalho. Então, vamos lá!

Você já se perguntou por que uma enorme quantidade de alunos não sabe Como Começar o TCC e não consegue dar os primeiros passos para iniciar o seu trabalho? Ou por que muitos alunos definem um tema e depois não conseguem produzir conteúdo a respeito do assunto que escolheram?

A verdade é que a maioria esmagadora dos alunos Começa o TCC do Jeito Errado!

Por isso mesmo, eu não vou começar este artigo te dizendo como começar o TCC, mas sim te dizendo como Não começar o TCC. Por quê? Porque eu quero te livrar de duas grandes roubadas. Evitar que você cometa um dos dois erros da maioria dos alunos que precisa desenvolver o trabalho, mas não sabe, ainda, como começar o TCC.

Erro número 1:

Você escolhe um tema, um assunto para o seu trabalho (e se você não escolheu o seu tema ainda, pode dar uma olhada neste artigo: Escolha do Tema em 3 Passos Simples), e corre orgulhoso para contar ao seu orientador que você já sabe sobre o que você quer pesquisar. Então, você escuta a célebre frase (ou alguma variação semelhante): “Ótimo! Esse é o seu tema? Então, agora, procure todo o referencial teórico que você puder encontrar sobre esse assunto. E depois me procure novamente.”

NÃO OBEDEÇA! Não perca seu tempo de uma maneira tão tola e improdutiva.

Temas são assuntos amplos. Antes de começar a pesquisar referencial ou produzir qualquer conteúdo, é preciso delimitar o tema. Aliás, é preciso mais do que isso para começar o TCC do jeito certo, mas eu te conto já já. 

E não se preocupe, vai chegar o momento certo de pesquisar referencial teórico e montar o texto da sua fundamentação teórica, mas agora não é hora de fazer isso. Respire fundo e continue a ler para aprender como começar o TCC da forma que vai te garantir mais produtividade e resultados. Mas só continue se você não tem medo da verdade…

Quando um orientador pede para que o aluno encontre TUDO o que puder sobre um tema amplo e ainda não delimitado, o que esse (des)orientador realmente quer dizer é: “Passe um tempo fazendo uma pesquisa improdutiva, acumulando conteúdo que você provavelmente não vai utilizar e depois me procure. Assim, eu consigo ficar livre de você por algum tempo.”

E é claro que, estrategicamente, você jamais vai acusar o seu orientador de te enviar para uma pesquisa inglória e inútil. Seja esperto! Você escuta, concorda, mas, antes de começar a procurar o referencial teórico do seu TCC, você vai montar a ESTRUTURA BÁSICA do seu trabalho. Daqui a pouco eu te digo o que é isso, mas, antes…

Erro número 2:

Você não sabe como começar o TCC e está angustiado porque acredita que já deveria estar produzindo o seu conteúdo, afinal, alguns colegas seus já escreveram muito (mas quem disse que eles escreveram com qualidade?! Comparar a sua produção com a dos seus colegas também é um erro e um convite ao desespero desnecessário!).

Diante dessa situação, você está muito propenso a cometer o ERRO nº 2: começar a escrever (qualquer coisa: a introdução, o resumo do trabalho, a metodologia, justificativa…) antes de montar a ESTRUTURA BÁSICA do seu TCC. E é aí que você pode começar a cavar a própria cova (eu sei que é um jeito pesado de dizer, mas eu faço isso para evitar que você cometa esse erro tão comum!).

A esta altura, já ficou claro que o Caminho para começar o TCC do jeito certo é montar a Estrutura Básica! Mas o que é isso? E como você pode montar a SUA Estrutura Básica?

É exatamente isso que você vai ver no vídeo que está logo abaixo.

Aqui mesmo no Blog, para mostrar aos alunos como começar o TCC e acelerar a produção do trabalho, eu já publiquei artigos que tratam dos elementos da Estrutura Básica, de forma separada. Então, aqui no Blog você pode encontrar artigos sobre: escolha do tema, problema de pesquisa e objetivos (que são a base do desenvolvimento do conteúdo do TCC).

Mas, para facilitar a sua vida, eu decidi reunir todos esses elementos em um único vídeo. Dá só uma olhada e descubra, definitivamente, como começar o TCC do jeito certo:

Entendeu? O quê? Os exemplos não são da sua Área de Conhecimento ou não estão relacionados com o seu tema e por isso você não conseguiu atender e não pode aplicar a técnica?

Hum… eu não sei não, mas acho que você sofre de Miopia de Conteúdo e precisa de tratamento rápido. Então, veja isso: por que você não consegue aplicar as técnicas e como vencer este bloqueio.

Eu não sei se você percebeu, mas, no vídeo, eu montei exemplos de áreas que não são a minha.

E por que eu consigo fazer isso? Porque eu vejo os modelos para compreender a Estrutura, independente do conteúdo. Assim, eu posso adaptar o mesmo modelo ou técnica a qualquer situação.

E é justamente isso que você também deve fazer:

Entender a Estrutura dos Modelos e APLICAR AS TÉCNICAS! Afinal, loucura é querer resultados diferentes fazendo sempre tudo igual ou não fazendo nada.

Como você viu no vídeo (e se ainda não viu, sobe aí e assiste tudo!), a Estrutura Básica é o Passo ZERO para quem ainda não sabe como começar o TCC. É a Estrutura Básica que direciona a produção de conteúdo de todo o trabalho, afinal, são os seus elementos que definem o que vai aparecer ao longo dos capítulos do TCC, sejam esses capítulos conceituais ou técnicos. 

Capítulos conceituais são aqueles que apresentam os conteúdos-chave do TCC, como o capítulo de fundamentação teórica ou referencial teórico, por exemplo; enquanto os capítulos técnicos são aqueles onde você apresenta e discute os resultados da sua pesquisa. Aliás, se a sua dificuldade é apresentar e discutir os resultados, veja este outro artigo do Blog: Aprenda como Fazer os Resultados e Discussão no seu TCC.

Mas, se você ainda está tentando entender como começar o TCC, qualquer outra preocupação que não esteja relacionada à sua Estrutura Básica, pode ser deixada para depois.

E, para montar a Estrutura Básica, você precisa definir:

Com a sua Estrutura Básica montada, você não só passa a saber como começar o TCC, como você também passa a ter em mãos um Roteiro Que Direciona a construção de todo o seu conteúdo.

E eu acredito que o seu orientador até tenha te falado sobre a Estrutura Básica, ou, pelo menos, sobre os elementos isolados, como problema de pesquisa e objetivos. Mas a maioria dos professores não orienta os alunos quanto à real importância dessa Estrutura, como ela pode ser decisiva para o Sucesso do TCC e como ela deve ser montada logo no início do trabalho. Além disso, 

Boa parte dos orientadores não costuma mostrar a Estrutura Básica como eu fiz no vídeo, em detalhes e com exemplos.

Tão certo quanto o fato de que, se você se sente incapaz de fazer o seu TCC, a Culpa Não é Sua, são os números que comprovam a eficácia da Estrutura Básica como o caminho para começar o TCC do jeito certo.

100% dos Alunos Aprovados que utilizaram as técnicas do Treinamento Online do TCC Sem Drama nos últimos 6 anos, começaram seus trabalhos pela Estrutura Básica. Eu estou falando de mais de 12 MIL PESSOAS!

Alguns alunos chegaram ao treinamento PERDIDOS e já haviam começado os seus trabalhos do jeito errado. Mas se prontificaram a montar uma Estrutura Básica e começaram a direcionar os seus esforços e alcançar resultados surpreendentes. E se você quer ouvir as histórias pelos próprios alunos, veja alguns depoimentos em: Depoimentos REAIS de Sucesso.

Agora que você já sabe Como Começar o TCC do jeito certo, você já pode pelo menos tentar esboçar a sua Estrutura Básica e acelerar o seu TCC, montando o Roteiro que vai orientar o desenvolvimento dos seus conteúdos para depois partir para pesquisa de referencial e produção de texto.

Essas ciladas de pesquisar referencial antes da hora ou sair escrevendo sem rumo não te pegam mais!

E, se você já sabe como começar o TCC, também tem capacidade para desenvolver o seu próprio trabalho sem cair em outra armadilha, como, por exemplo, acreditar em promessas de softwares que “fazem” o TCC (Pelo Amor de Deus!) ou comprar um trabalho pronto. Aliás, comprar um TCC pronto, não só é criminoso e antiético, como é uma tremenda roubada. Veja o risco que você corre aqui: comprar TCC é uma cilada maior do que você imagina!

Ah! E se você tem que fazer um artigo científico e quer ver os próximos passos, acesse: Artigo Científico Pronto em 5 Passos!

O quê? Você tem que fazer uma monografia? Veja isso: Monografia Pronta em 5 Passos.

Bom, agora que você sabe como começar o TCC, pode aplicar o que acabou de aprender, mas, se tiver alguma dúvida específica ou quiser trocar uma ideia comigo, desce aí a sua barra de rolagem e deixa o Seu COMENTÁRIO.

Não esqueça de compartilhar com os seus amigos este artigo em que eu ensino como começar o TCC passo a passo.

Abraços. E eu te vejo do Lado dos Aprovados.

Amilton Quintela

Sobre amilton

amilton

Administrador de Empresas, Sócio Proprietário da linQ Digital, Professor e Orientador de trabalhos acadêmicos em cursos de graduação e pós-graduação. Apaixonado pelas Soluções Simples e Impactantes, eu realmente acredito que ensinar significa Simplificar, Descomplicar as coisas. Por isso, eu criei o Maior Portal de Orientação de TCC do Brasil, o www.tccsemdrama.com.br. Idealizador de um Projeto Inovador e Exclusivo que já ajudou milhares de estudantes a terem o TCC Pronto em poucos dias, além de realizarem o Sonho da sua Formatura.

  • Ana Melo

    Boa noite Professor, agradeço pelo maravilhoso esclarecimento sobre a estrutura do tcc! Confesso que estava perdida, foram vários dias perdidos em pesquisas aleatórias. Entretanto, com sua explicação consegui montar minha estrutura de maneira correta e tomar um rumo no meu trabalho. Muito obrigada!

    • http://www.tccsemdrama.com.br TCC SEM DRAMA

      Olá, Ana. Muito obrigado pelo comentário e pelo reconhecimento. Fico muito feliz em ajudar. Parabéns por ter finalizado sua estrutura. Você acabou de dar um passo decisivo para a produção do seu trabalho. Abraços. Amilton Quintela